Instituto Queiroz Jereissati

O Instituto

O Instituto Queiroz Jereissati, criado em 2005, é uma entidade privada sem fins de lucro e apartidária. Objetiva contribuir para o desenvolvimento educacional, cultural, científico e social do Estado do Ceará.

Nasceu da crença de que, por meio da educação, da cultura, do conhecimento, da memória e responsabilidade social, torna-se possível construir uma sociedade participativa. No centro dessas preocupações, estão o Brasil e, em particular, o Ceará.

Duas ações, no momento, são prioritários para o Instituto: o Centro de Referência e da Memória da História Contemporânea do Ceará e o Projeto Caminhos.

O Centro de Referência e da Memória da História Contemporânea do Ceará tem como finalidade identificar, coletar, tratar, preservar e disponibilizar ao público documentos e registros gerados por personalidades que participaram da história contemporânea do estado, a partir de 1930, quando se inaugura a reconstrução nacional sob a égide da modernidade.

O Projeto Caminhos busca cria oportunidades para talentos oriundos de famílias de baixa renda que demonstrem capacidade criativa e compromisso com a formação escolar, acompanhando-os nos três anos do Ensino Médio até o ingresso na universidade.

Desta forma, o Instituto Queiroz Jereissati crê na opção pela educação como instrumento básico para o desenvolvimento e no resguardo da memória que permita a análise crítica de fragmentos da história de todos os cearenses.