projeto Caminhos

Bolsistas IQJ

O Projeto Caminhos, desenvolvido pelo Instituto Queiroz Jereissati, foi criado em 2007 e objetiva formar cidadãos comprometidos com sua formação escolar e com princípios éticos, integrados a um espírito coletivo baseado na convivência cidadã e no respeito às diferenças.

O conceito do Projeto Caminhos, portanto, alia a performance acadêmica à construção de homens e mulheres aptos a ajudarem à promoção de um mundo criativo e solidário.

Dentro desse escopo, o perfil do bolsista IQJ inclui alunos com traços de altas habilidades e superdotação, que tenham competências para assumir o desafio de superar a defasagem acadêmica e possam acompanhar a grande carga horária de ensino médio da nova escola.

Isso posto, está claro que esses adolescentes assumem o compromisso de mergulharem num mundo de possibilidades de crescimento pessoal e cultural propostos pelo projeto, preparando-se para os desafios que a vida impõe a todos.

O jovem bolsista do Caminhos compromete-se, ainda, de acordo com a essência do projeto, a ser um agente protagonista e transformador de sua realidade, tornando-se um referencial para sua comunidade em projetos de ação solidária.

É dessa forma que o Projeto anseia cumprir a meta de ajudar na formação de um cidadão mais consciente e atuante na busca de melhorias sociais, proporcionando conhecimento acadêmico para que os jovens possam ingressar nos melhores cursos e nas melhores universidades do país, mudando assim sua realidade social.

Processo Seletivo

Processo Seletivo

As três últimas etapas do processo seletivo são realizadas por equipe interdisciplinar integrada por psicólogos e pedagogos.

Desse processo seletivo, inspirado na experiência do Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), que foi nosso primeiro parceiro, participam, em média, cerca de 380 candidatos – 19 candidatos para cada vaga.

E as escolas de origem dos candidatos, critério seguido desde a primeira seleção, incluem-se entre as melhores de Fortaleza, de acordo sistemas de avaliação dos órgãos educacionais oficiais, a exemplo da Secretaria da Educação do Estado do Ceará e do Ministério da Educação.

Alguns Benefícios

Bolsa Integral

Curso de Línguas

Vales Transporte e Alimentação

Computadores para estudo e pesquisa

Acompanhamento Pedagógico

Espaço para estudo

Biblioteca

Vestiários

Bolsistas