projeto Caminhos

Bolsistas IQJ

PDF Projeto Caminhos
Lista de aprovados para 2ª fase
Lista de aprovados para 2ª fase
Autorização
Autorização


Projeto Caminhos - Novas Perspectivas Para Jovens Talentos

Com a fundação do Projeto Caminhos no ano de 2007, o Instituto Queiroz Jereissati objetivou a criação de oportunidades para jovens talentos oriundos de famílias de baixa renda que demonstram capacidade criativa e compromisso com a formação escolar, desenvolvendo através das atividades propostas no projeto, o reconhecimento de suas potencialidades.

O conceito do projeto alia ao desempenho acadêmico à construção de cidadãos aptos a ajudarem à promoção de um mundo criativo e solidário.

O perfil do bolsista IQJ inclui alunos com traços de altas habilidades e super dotação, que tenham competências para assumir o desafio de tornar possível sua superação acadêmica e conquistar o sonho de crescer através dos estudos.

Não só visando o crescimento acadêmico, o Projeto Caminhos dá a oportunidade aos seus bolsistas de vivenciar situações que somam ao seu crescimento pessoal, cultural e prepara-os para um futuro de realização de sonhos pela educação.

Para garantir o suporte e auxiliar no sucesso de seus bolsistas O Projeto Caminhos oferece aos seus bolsistas durante o ciclo do Ensino Médio bolsa de estudos em escola particular e acompanhamento pedagógico exclusivo no contra turno escolar, diversas programações artísticas e culturais, bem como palestras e discussões em grupo pensadas para ampliar a visão de mundo de todos os envolvidos no projeto.

Formação 360º - Nossa Cultura Na Prática

Após o processo seletivo a cultura da Formação 360º (princípio adotado pela filosofia do instituto) passa a gerir o cotidiano dos bolsistas através das atividades culturais, emocionais e acadêmicas direcionadas com o objetivo de incentivar não só aos talentos, mas a formação pessoal e a criticidade do grupo.

Este é um grande diferencial do Projeto Caminhos, não buscamos apenas ajudar financeiramente nossos bolsistas a conquistarem seus sonhos e melhorarem sua qualidade de vida através da educação, mas, nos preocupamos com seu desenvolvimento integral, realizando ações que desenvolvam sua qualidade física, emocional e educacional simultaneamente.

Além das atividades já compartilhadas, nossos bolsistas participam de debates críticos baseados em filmes, visitas culturais a museus, teatro, cinema, visita de profissionais que possam inspirar e debater seus exemplos de vida e dedicação, reunião periódica com responsáveis para aproximação com a família, dentre outras atividades que fazem parte do cronograma dos bolsistas durante sua permanência no Projeto Caminhos.

Processo Seletivo

Processo Seletivo

A cada ciclo de 03 anos, o IQJ seleciona 20 alunos oriundos de escolas públicas do Estado do Ceará que estão cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em 2018 são selecionados para o Projeto Caminhos, um programa de formação intensivo que, durante os 03 anos do Ensino Médio acompanham seus bolsistas preparando-os para aprovação em grandes universidades.

O processo seletivo consiste em 05 etapas: Prova de conhecimentos gerais, testes psicológicos, dinâmica em grupo, entrevista com a coordenação e visita domiciliar. Ao final dessas etapas, aqueles que passarem por todos os crivos demonstrando ter o o perfil esperado pelo IQJ é contemplado com a bolsa de estudos e todos os seus benefícios.

O bolsista aprovado em nosso processo seletivo receberá bolsa integral na instituição educacional escolhida pelo projeto durante os 03 anos do ciclo de duração do projeto. No turno em que ele não estará na escola, o bolsista deve se apresentar no instituto para o acompanhamento pedagógico diário.

A bolsa do Projeto Caminhos também inclui curso de inglês, vale transporte, alimentação, fardamento completo e todo o material didático necessário para o desenvolvimento da sua aprendizagem.

Além de todos esses benefícios oferecidos, a estrutura física do Intituto Queiroz Jereissati dispõe de: Biblioteca, Laboratório de Informática, ampla área de estudo (silencioso ou em grupo), copa e vestiários.

Alguns Benefícios

Bolsa Integral

Curso de Línguas

Vales Transporte e Alimentação

Computadores para estudo e pesquisa

Acompanhamento Pedagógico

Espaço para estudo

Biblioteca

Vestiários

Bolsistas